Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias e Eventos

União, Superação e Sucesso descrevem a Cooperja nestes 51 anos de história

28/08/2020

A Cooperja chega aos 51 anos de existência, com uma instituição sólida e respeitada. Principal cooperativa de arroz do país, com quase 2.000 associados, fatura mais de R$ 500 milhões por ano.

Construída com história de pessoas que nunca deixaram de acreditar na cooperação. Muitos desafios precisaram ser enfrentados desde os primeiros anos da cooperativa, que só sobreviveu e cresceu graças à persistência, à coragem e à força de vontade de seus idealizadores e daqueles que vieram depois deles.

Como símbolo do sentimento de gratidão, temos a figura do agrônomo Joaquim Pedro Coelho (1941-1970), idealizador e incentivador do projeto de congregar os produtores de arroz de Jacinto Machado em torno de uma cooperativa. A ideia surgiu do desejo legítimo de valorizar o trabalho de cada um e da constatação de que só havia uma forma de conseguir isso: a união. Com o tempo, a Cooperja expandiu a sua atuação, do pioneiro arroz para outras culturas: milho (transformado em diversos tipos de ração), maracujá, banana, pitaya e soja.

Há também os supermercados, as lojas agropecuárias, a produção de sementes e o setor de combustíveis. Formamos uma rede de negócios em volta do produtor associado, sempre a partir do crescimento orgânico, passo a passo. Com isso, pudemos levar às propriedades da nossa gente os benefícios e as comodidades que só existiam nas cidades.

Ampliamos o nosso raio de ação, chegando a outros 13 municípios de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e até Pernambuco, onde instalamos uma unidade industrial na cidade de Arcoverde.

Desde 2017 a Cooperja recebe anualmente mais de 4 milhões de sacas de arroz dos seus associados. Para lidar com essa produção gigantesca, a cooperativa possui 32 silos de armazenamento, cada um com capacidade para 100 mil sacas, e outras 16 unidades de menor porte, para 20 mil sacas.

 Os méritos das conquistas são compartilhados com cada colaborador da equipe de quase 750 profissionais, dedicada à missão diária de fazer a Cooperja ainda mais forte. Um dos segredos do sucesso é, certamente, a fidelidade à essência do cooperativismo. A Cooperja agradece o apoio, a confiança e a parceria de todos que, de alguma forma, fizeram e fazem parte dessa trajetória de sucesso.

 

Voltar

Mais Notícias

  • 16/09/2020 Cooperja recebe visita dos Deputados Alceu Moreira e Evair de Melo Saiba mais
  • 14/09/2020 Cooperja realiza sorteio final da promoção MIA produtos sem glúten Saiba mais
  • 31/08/2020 Cooperja + Saiba mais