Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias e Eventos

“Sonhar individualmente, realizar coletivamente” Cooperja lança livro dos seus primeiros 50 anos

30/11/2020

 

Um presente de final de ano para os associados, colaboradores, amigos e parceiros. A Cooperja lança seu livro dos primeiros 50 anos, que se expandiu muito além dos limites de Jacinto Machado/SC. “Sonhar individualmente, realizar coletivamente”, é o título da obra que conta a história da Cooperativa e sua evolução até o cinquentenário.

A história iniciou em Jacinto Machado no ano de 1969, e atualmente está presente em diversos municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até do distante Pernambuco.

O livro reconstitui a história, desde as reuniões preparatórias para a fundação, que ocorria nas casas, varandas e galpões dos agricultores, finalizando em um encontro maior, em 30 de agosto de 1969, quando ela foi constituída.

Recupera também, informações sobre nomes importantes dessa trajetória, como o agrônomo Joaquim Pedro Coelho (1941-1970), grande idealizador e incentivador do projeto de congregar os produtores da região em torno de uma cooperativa. “Quando chegarmos ao centenário em 2069, certamente teremos muitas outras histórias de conquistas e superação para contar”, escreveu no prefácio, o presidente Vanir Zanatta, que ocupa o cargo há 30 anos. “É uma grande felicidade e uma imensa honra participar dessa história”, diz Zanatta.

A obra foi escrita e organizada por diversas pessoas, cabendo ao diretor corporativo da Cooperja, Vinícius Cechinel de Moraes, a organização da pesquisa e dos materiais. “O livro foi um trabalho feito a diversas mãos. O propósito principal foi registrar a história para as próximas gerações”, agradece Moraes.

Segundo ele o trabalho foi gratificante e as parcerias firmadas com todos aqueles que ajudaram, foi fundamental para que conseguíssemos registrar a nossa história.

Devido ao delicado momento de saúde que estamos vivendo, o lançamento do livro será realizado com todos os cuidados e procedimentos exigidos. E para isso, foram convidados os conselheiros (as) e diretores da Cooperja. Os associados (as) e colaboradores receberão a obra acompanhado da cesta natalina da Cooperativa.

E já iniciamos em 2020, vivenciar rumo ao centenário de nossa Cooperja.

 

 

Voltar

Mais Notícias

  • 13/01/2021 Estado autoriza construção do trevo de acesso à nova indústria da Cooperja em Jacinto Machado Saiba mais
  • 06/01/2021 17ª edição do Campo Agroacelerador da Cooperja será realizado de forma digital Saiba mais
  • 04/01/2021 Cooperja planeja mais investimentos para o ano de 2021 com abertura de novas filiais agropecuárias e no setor supermercadista Saiba mais