Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias e Eventos

Presidente da Cooperja compartilha impressões de sua viagem ao Panamá

17/11/2019

“Toda viagem deixa inúmeros ensinamentos. Além das conversas e integração do grupo participante, também temos a possibilidade de ampliarmos a visão externa de outras realidades. A cidade do Panamá, vista como a “Dubai dás Américas”, pela arquitetura de seus arranha-céus, também mostra uma realidade de pessoas humildes nas periferias.

Na viagem até a Los Santos, onde visitamos uma Federação de Cooperativas Salineiras, vimos plantações de milho e arroz em estágio vegetativo; outras áreas de arroz já colhidas e; algumas propriedades com gado de corte.

Na conversa com os diretores das cinco cooperativas de sal, que formam a FENCOSPA, pudemos acompanhar a realidade bastante dura, a qual os associados passam para produzir sal. Apesar de ser totalmente diferente do que fazemos, o cooperativismo mostra sua importância, pois se não fosse a união dos pequenos salineiros organizados em cooperativas, estes não sobreviveriam.

Outro ponto a destacar é o canal do Panamá e suas imponentes eclusas. Dito por eles, como uma das maravilhas do mundo construídas pelo homem, realmente vale a visita. Pelo local passam diariamente vários navios cargueiros e de turismo. O canal se tornou a principal fonte de receita do país. O primeiro foi construído há mais e 100 anos, pelos americanos. Já o segundo foi inaugurado em 2016, construído por um conjunto de empresas”. Vanir Zanatta - Presidente da Cooperja.

Voltar

Mais Notícias

  • 03/12/2019 Cooperja realiza Pré Assembleias em regiões de sua abrangência Saiba mais
  • 02/12/2019 Vem aí... 16º Campo Agroacelerador Cooperja Saiba mais
  • 30/11/2019 Regulamento - Promoção Cooperja 50 anos Saiba mais