Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias e Eventos

Em visita a Cooperja Secretário da agricultura Altair Silva conhece estrutura do Campo Agroacelerador

11/02/2021

Após ficar afastado presencialmente da secretaria por motivo de ter sido atingido pela Covid-19, o secretário da Agricultura, Altair Silva, iniciou o seu roteiro de visitas ao interior do estado. Na tarde de quinta-feira(11), na companhia do secretário adjunto Ricardo Miotto Ternus, deputado Estadual José Milton Scheffer e membros da Epagri. Estiveram visitando a Cooperja, e foram recebidos pelo presidente Vanir Zanatta, membros da diretoria e gerências de setores.

Na oportunidade o presidente mostrou ao secretário o local onde acontece o Campo Agroacelerador, as culturas cultivadas, processos e o constante desenvolvimento e investimentos que são feitos para o evento.

Logo após a comissão conheceu a Sede Administrativa da Cooperativa, e saboreou um café regado de pitaya, suco de maracujá e quitutes oriundos de banana. Alguns dos alimentos que fazem parte do portfólio de cultura que a Cooperja comercializa. Assistiram também ao institucional sobre os trabalhos e números que a Cooperja representa no estado, e no país.

O presidente Vanir destacou que Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do Brasil. E o sul catarinense responde por 60% dessa produção, por isso a importância dele em nossa região. “A Cooperja está inserida nesse contexto a mais de 50 anos. Orientando, recebendo e comercializando para seus associados. Nossa nova indústria trará maior segurança, diminuição de custos, maior agilidade no processo, e rentabilidade. Nosso foco sempre foi uma maior renda aos nossos associados. Com este pensamento, nossos profissionais de campo, buscam desenvolver atividades e culturas que além de facilitar o trabalho dos agricultores, também proporcionam renda as famílias”, fala Vanir.

Ele aponta ainda o desafio de encontrar uma solução para as terras que ficam vazias no inverno na região. “O Secretário Altair lançou o desafio, cabe a nós pensar juntos, Cooperativas, Epagri, Prefeituras, Secretária da Agricultura do Estado, para diminuir nossa dependência de milho de outros estados da federação.”, espera Zanatta.

O secretário Altair Silva dedicou o dia ao cooperativismo agropecuário do estado. E falou da importância de toda cadeira produtiva, em atenção especial ao milho que precisa de uma ação em conjunto. “O milho e um dos motores de nossa economia. Toda nossa cadeia produtiva de carnes e leite depende do fornecimento do grão. Se houver espaço para avançar na produção de milho na região Sul, a Secretaria da Agricultura tem muito interesse em construir uma ação em conjunto com os produtores. O Terra Boa já é um sucesso na região, fomentando a produção local, e podemos crescer ainda mais.”, ressalta o secretário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar

Mais Notícias

  • 13/10/2021 Cooperja é a primeira Cooperativa do Brasil a conquistar certificação em excelência no tratamento em sementes Saiba mais
  • 06/10/2021 Cooperja chega em São José dos Ausentes com a 14º loja agropecuária Saiba mais
  • 06/10/2021 Cooperja participa de dia de campo na Copérdia Norte Saiba mais