Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Acesso Associados

Notícias e Eventos

Cooperja realiza Dia de Cooperar

02/07/2018

Todos os anos, sempre no primeiro sábado do mês de julho, comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo. Neste Dia também é celebrado o Dia C (Dia de Cooperar), porém, em função da Copa, a maioria das Cooperativas catarinenses, através da Ocesc/SescoopSC definiram como data para a comemoração do Dia C, 30 de junho. Por sua vez, a Cooperja realizou sua celebração na última sexta-feira, 29 de junho.

Na oportunidade, os presentes foram recepcionados com café da manhã, acompanharam a palestra com o professor, Alésio dos Passos Santos, visitaram o horto, almoçaram, participaram de sorteio de brindes, realizaram troca-troca de plantas e finalizaram com café da tarde. Foi um dia inteiro de atrações. “Procuramos oferecer um momento diferente para os interessados nos temas saúde, bem-estar e qualidade de vida. O Alésio sempre traz novidades e é profundo conhecedor das plantas medicinais, bioativas e PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais). Dentro do tema principal do Dia C “Atitudes simples movem o mundo”, criamos um slogan que nos deu o Norte para a construção do evento: “Resgatando o conhecimento e colhendo qualidade de vida”, afinal o conhecimento sobre as plantas vem de nossos pais e avós e, com certeza, visa a qualidade de vida de nossas famílias”, define a coordenadora social da Cooperja Elisabete Biz dos Santos.

“Foi muito satisfatório ver tantas pessoas reunidas. Este ano fizemos uma ação diferente e estávamos um pouco apreensivos quanto a receptividade. Mas, foi um sucesso. Tivemos a oportunidade de assistir a palestra, tirar dúvidas e trocar conhecimentos. Nosso horto possui várias plantas citadas pelo palestrante e outras ele apresentou como sendo novidade para nós. Os presentes fizeram perguntas, interagiram e isso só agregou ao evento”, declara o vice-presidente da Cooperja Antônio Moacir De Noni.

O evento reuniu mais de 200 pessoas no CDC – Campo Demonstrativo Cooperja, incluindo estudantes de escolas municipais e, contou com a parceria da Epagri e Pastoral da Saúde. Estas três entidades já realizam um trabalho muito interessante no horto de plantas bioativas, que está localizado no CDC. Na Cooperja, as responsáveis pelo horto, são as mulheres que participam dos Núcleos Femininos, coordenadas por Elisabete.

A presidente da CDL, Josli Ronsani Peres aprovou a estrutura do evento. “Gostei, achei muito interessante. São ensinamentos importantíssimos para o nosso dia a dia e eu, particularmente, sou apaixonada pela cura e prevenção de doenças através das plantas. As informações repassadas influenciaram na conscientização de que é melhor prevenir e, que através da natureza podemos encontrar benefícios incontáveis”, justifica Josli.

"As Cooperativas são formadas por pessoas. É com elas que o sistema cooperativo cresce. Precisamos cada vez mais seguir nossos princípios. Penso que o 5º: Educação, formação e informação; o 6º: Intercooperação e o 7º: Interesse pela comunidade, são fundamentais para o desenvolvimento do cooperativismo como sistema de distribuição de renda e, para o melhoramento do IDH. Somos defensores do cooperativismo”, afirma o presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, que não participou do evento por estar em viagem à África, representando a Cooperativa em uma feira internacional.

O Dia C procurou agregar alguns dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da ONU, como: 2- Fome Zero e Agricultura Sustentável; 3- Saúde e Bem-estar; 4- Educação de Qualidade; 12- Consumo e Produção Responsáveis e; 17- Parcerias e Meios de Implementação.

 


 

 

 

Voltar

Mais Notícias

  • 11/07/2018 Promoção Barras de Cereais Quaker!! Saiba mais
  • 27/06/2018 Galeria de Fotos - Entrega de Produtos Saiba mais
  • 25/06/2018 Cooperja participa da Saitex Africa’s Big7-2018 Saiba mais