Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias e Eventos

Cooperja completa 52 anos com inauguração histórica do mais moderno parque industrial do sul do Brasil

31/08/2021

A Cooperativa Agroindustrial Cooperja, ao longo de sua história tem realizado diversas ações e construções em beneficio do seu quadro social. Mas a infraestrutura física é também essencial para dar suporte ao recebimento de produtos de forma adequada.

E os objetivos de expansão e modernidade seguiram. Lojas Agropecuárias, bem como sua rede de Supermercados, e demais unidades de recebimento e serviços ganharam investimentos e novos espaços.

E com a indústria não foi diferente. Com a necessidade de espaço para armazenagem a Cooperja precisava de uma área fora da cidade, planejada e que pudesse atender o crescimento da demanda de toda sua área de atuação. E que fosse equipada com tecnologias de ponta, bem como maquinários modernos que oferecesse além de agilidade, maior qualidade na seleção e beneficiamento dos grãos.

E uma das maiores obras da Cooperativa começou a ser idealizada em 2019, no ano em que a Cooperativa comemorou seus 50 anos de história e tomou forma durante o ano de 2020 e 2021. Com uma área construída de 27 mil metros quadrados, com capacidade de 10 mil fardos/dia de produção, e com armazenagem total de 2 milhões de sacas. Um investimento de mais de 75 milhões, dos quais R$ 50 milhões foram financiados pelo BRDE. Com geração anual de mais 15 milhões em ICMS, e com 80 colaboradores diretos.

E exatamente na segunda-feira, dia 30 de agosto, um dia histórico em que comemorou seus 52 anos, a obra foi inaugurada. O mais moderno parque industrial do sul do Brasil, localizado na comunidade de Araçá em Jacinto Machado/SC.

A solenidade teve como mestre de cerimonia o jornalista e apresentador Mário Motta e contou com diversas autoridades políticas, do agronegócio, indústria e comércio.

Entre os convidados presidente da Cooperja, Vanir Zanatta recebeu a vice governadora do Estado de Santa Catarina Daniela Cristina Reinehr, Deputado Federal Ricardo Guidi, Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, Deputado Estadual e presidente da Comissão da Agricultura e Política Rural da Alesc, José Milton Scheffer, presidente da Fecoagro, Arno Pandolfo, prefeito do município de Jacinto Machado, João Batista Mezzari e demais autoridades locais.

“Um dia de comemorações para Santa Catarina. Essa obra marca não só a história da Cooperja, mas também demonstra a força e a pujança do nosso agronegócio, que segue crescendo, gerando emprego e renda para os catarinenses. É o resultado do trabalho incansável de todos os produtores rurais cooperados e lideranças que contribuíram para vivermos esse momento”, destacou o secretário Altair Silva.

Para o deputado José Milton Scheffer a inauguração marca uma nova fase na história da Cooperja e fortalece ainda mais o agronegócio, não só da região, mas também de todo país.“Esse novo parque industrial traz uma cooperativa mais moderna, mais atuante e valoriza ainda mais os agricultores catarinenses. Essa é a valorização dos produtores rurais”, ressalta.

Em suas palavras a vice governadora, Daniela Reinehr destacou a importância do agronegócio e do cooperativismo do Estado. “Um dia para se comemorar, pela história da Cooperja e pelo cooperativismo. Um trabalho extremamente diferenciado que vai desde a tradição de ensinamentos de geração em geração até o conhecimento e a tecnologia de ponta que vimos representada nesta obra. O agronegócio sustenta nosso país e o Estado, e nossos produtos estão nos mercados mais exigentes do mundo pela qualidade que temos. Desejos de muito sucesso nos próximos anos, pois vocês são exemplos a serem seguidos”, elogia Reinehr.

Homenagens

Em momento de grande emoção agradecimentos foram feitos a todos que sonharam junto com cooperativa para que a obra saísse do papel, bem como sócios-fundadores, colaboradores, e empresas que construíram a grandiosa obra.

Para fechar os discursos, o anfitrião do evento, presidente Vanir Zanatta saudou todos os sócios-fundadores e destacou a gratidão por ter a primeira autoridade do Governo Estadual presente em um evento da Cooperativa. “As pessoas precisam saber o que o agronegócio está fazendo, valorizando nossos associados e associadas. Que mais uma vez autorizaram e estão avalizando mais esse investimento. A Cooperja é uma extensão dos agricultores, e precisamos estar preparados para o crescimento. É emocionante poder entregar 52 anos depois uma nova indústria, que substituirá a primeira feita pelos nossos fundadores. Uma de nossas preocupações é deixar o caminho aberto para o crescimento da Cooperja nos próximos 50 anos. Continuamos a sonhar juntos”, declara Zanatta.

Em seguida foi descerrada a placa que marcou o grande momento da inauguração, bem como a contagem regressiva, com o show pirotécnico e o acionamento das máquinas da nova obra. O público presente pode ver o empacotamento das primeiras embalagens de arroz que foram entregues aos convidados como brinde em comemoração, marcando mais um grande passo na história da Cooperja.

Após a solenidade os convidados puderam saborear um almoço regado com uma paella espanhola, feita com arroz Caçarola, marca que é o carro-chefe da Cooperativa, conhecida em todo Brasil e exportada para diversos países.

 

 

Voltar

Mais Notícias

  • 13/10/2021 Cooperja é a primeira Cooperativa do Brasil a conquistar certificação em excelência no tratamento em sementes Saiba mais
  • 06/10/2021 Cooperja chega em São José dos Ausentes com a 14º loja agropecuária Saiba mais
  • 06/10/2021 Cooperja participa de dia de campo na Copérdia Norte Saiba mais