Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias e Eventos

Com apoio da Cooperja produtores de gado leiteiro e de corte dobram produção

22/01/2020

Com melhorias na alimentação dos animais e no manejo do rebanho, a produtora de gado de leite Jocasta Gonçalves da Silva, da comunidade de Rio do Boi, em Praia Grande e o associado Daniel Tramontin produtor de gado de corte, contabilizam bons resultados em suas propriedades.

A partir da desistência da atividade por parte da mãe, Jocasta resolveu assumir a produção familiar com um total de 20 vacas, sendo 13 destas, leiteiras. Antes de ter a ajuda dos profissionais da Cooperja, a produção era de 120 litros/dia de leite. Mesmo com dedicação e esforço nos trabalhos, percebeu que a atividade não apresentava o resultado esperado. Foi neste momento que pediu ajuda da Cooperativa, através da assessoria profissional para verificação do problema. A zootecnista Camila Possamai Della iniciou os trabalhos de consultoria na pastagem e o veterinário Renan Molgaro a avaliação do rebanho.

Com análise foi constatado que o problema era reprodutivo e nutricional, sendo necessário investimento em inseminação do gado; manejo das pastagens e; diversificação do trato através da inclusão de ração na dieta dos animais.

Hoje, após oito meses de acompanhamento da consultoria dos profissionais da Cooperja, o rebanho de Jocasta passou a produzir 190 litros/dia. Em dezembro 72 % do seu plantel encontrava-se em fase de lactação e todas as vacas prenhas, exceto as vacas que ganharam no mês anterior. Animada com os resultados, já estipulou metas maiores para produzir ainda nos próximos meses. “Estou muito satisfeita com toda ajuda que tive da Cooperja, agora minha meta até meados de 2020 é dobrar a produção”, destaca Jocasta.

Na produção de gado de corte o associado Daniel Tramontin também estava insatisfeito com o retorno do investimento no seu rebanho. O manejo correto das pastagens é um dos fatores para se obter sucesso com a produção de bovinos. “Com a assistência dos profissionais da Cooperja já tive resultados melhores. Com a regularização das vacinas consegui inseminar todas as vacas sem o medo de perder as criações”, declara o associado.

Ambos, utilizam as rações Dom Joaquim na dieta dos seus plantéis. Este é outro fator que auxilia em melhores resultados, por se tratar de rações de qualidade e que levam a garantia da marca Cooperja.

 

Voltar

Mais Notícias

  • 20/02/2020 AGO da Cooperja informa investimentos e apresenta resultado superior a R$ 14,7 milhões Saiba mais
  • 17/02/2020 Há 15 anos calendários da Cooperja decoram a propriedade de agricultor de Sombrio Saiba mais
  • 17/02/2020 Cooperja premia participantes do programa Avante Alta Performance Saiba mais