Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Acesso Associados

Notícias e Eventos

14º CDC traz novidades e garante sucesso

09/02/2018

Com início no último dia 7 e término no dia 8, o CDC – Campo Demonstrativo Cooperja reuniu cerca de 3 mil pessoas em Jacinto Machado (SC). É o cooperativismo catarinense mostrando sua força. O evento, mesmo antes de terminar, já contabilizava sucesso tanto de público, quanto de vendas e principalmente de inovação do setor agropecuário. Mais de 50 empresas de produtos, equipamentos e serviços foram parceiras e apresentaram novidades e muita informação.

Durante a abertura oficial, que contou com a presença de autoridades estaduais e regionais, inclusive do Secretário Estadual da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, os participantes puderam acompanhar informações relativas ao mercado de arroz, entre outros assuntos. O presidente da Cooperja, Vanir Zanatta também comentou sobre a importância da valorização do agricultor e da parceria com o poder público; as últimas notícias do setor orizícola e; a satisfação de receber este grande público no maior evento organizado pela Cooperativa e o maior Dias de Campo do Sul do Estado.

Com um novo formato, a 14ª edição do CDC trouxe uma grande novidade: um circuito único e interativo de visitação, onde possibilitou ao público, observar as parcelas de culturas agrícolas, de todas as empresas e atrações. O objetivo principal do Campo foi apresentar novas tecnologias e práticas de manejo, para que o produtor rural obtenha maiores produtividades e também aumente a rentabilidade da sua lavoura.

Além disso, foi realizada a Colheita do Arroz da Cooperja e apresentadas as seguintes novidades: 37 cultivares/ híbridos de arroz diferentes; exposição de animais em maior espaço e com nova forma de apresentação; soja plantada dentro de quadra de arroz; nova cultivar de arroz Primoriso CL; parcelas de banana caturra em formação; área de integração lavoura/pecuária/floresta, área de milho plantado com irrigação subterrânea, fazendo uma rotação de culturas, entre outras.

Grande sucesso do evento foram as práticas e apresentações externas, que tiveram grande participação do público, que foram: Apresentação e demonstração de vôo do Drone Pelicano, simulando aplicação aérea no arroz, da empresa Sky Drones; apresentação da nova colheitadeira John Deere S430 - Menegaro John Deere, que marcou o início da colheita do arroz da Cooperja; Tratores Mahindra em ação! Scarpa Mahindra; apresentação Brasélio Tratores – Comagri; apresentação de novas tecnologias Epagri – Projeto Arroz; e apresentação da nova cultivar de arroz Primoriso CL – Basf e Oryza

Segundo o coordenador do evento, o eng. agrônomo Célito Mezzari, outro grande diferencial foram as práticas no campo. “A ideia principal foi estimular a realização de práticas como lavouras lado a lado, colheitas, visualização de raízes, degustações, simulações de produtividades, etc. Com isso conseguimos prender a atenção do produtor e fazer com que entendam melhor a importância do que está sendo apresentado. Após, ele pode implementar o que aprendeu na sua lavoura”, destaca Mezzari. Da mesa forma, foram destaques a exposição de máquinas agrícolas com a presença das principais empresas do setor em Santa Catarina e, a 3ª Feira da Agricultura Familiar, ambas foram muito visitadas e ocorrendo vendas.

O setor de pecuária também foi contemplado no Campo. Um dos roteiros foi destinado a pastagens e animais. Houve exposição de animais, inclusive da vaca Sani, filha do Supersire, há três anos número 1 do mundo em genética leiteira. “O CDC abrange conhecimento amplo, qualidade expressiva e tecnologia. Tanto, que trouxe esta novilha avaliada em R$ 20 mil reais, filha do Supersire, número 1 do mundo. A Cooperja realmente investe tempo e conhecimento para oferecer o que existe de melhor para os produtores rurais”, garante o produtor de gado Holandês, Anacleto Nazário de Souza Neto.

As palestras foram todas muito prestigiadas sendo as seguintes: “Timorex Gold – 1 ano de uso, muitas histórias de sucesso”, com o engº agrônomo Dr. Ângelo José Vitti; “Gestão da sua lavoura em 10 passos”, com o Msc. Paulo Silvestrin; “Nutrição a partir da produção agrícola regional”, com a nutricionista Zuca Nuernberg; “Prognóstico climático para os próximos meses”, com engº agrônomo Dr. Maurici Monteiro; “Drones – Inteligência e potencialização na agricultura digital”, com engº agrônomo Rafael Kühl; “A farmácia da natureza – Plantas medicinais e suas utilidades”, com Aléssio dos Passos Santos.

Nos dois dias de evento, os almoços foram servidos gratuitamente, sendo um dia risoto e no outro carreteiro, sempre utilizando o Arroz Caçarola. Nas duas tardes, para encerrar cada momento, foi servido delicioso café colonial.

Voltar

Mais Notícias

  • 21/02/2018 AGO da Cooperja apresenta resultado superior a R$ 14 milhões Saiba mais
  • 12/02/2018 Atenção! AGO será neste fim de semana! Saiba mais
  • 02/02/2018 Cooperja participa da 10ª Festa Nacional do Abacaxi Saiba mais